Valores culturais chineses negocios Pesquisa de valores negociáveis em cultura chinesa

Valores culturais chineses negocios

Valores culturais chineses negócios

 

As diferenças culturais existem em todo lugar, basta viajar para o estado mais próximo. Para quem negocia na China há doze horas de fuso horário, obviamente não é diferente, logo presume-se que as pessoas devem manter a polidez e saber respeitar a cultura alheia e não deixar a sua atrapalhar as decisões. Tendo isso em mente, é de suma importância estudar quais são esses valores, superstições, preferências do país, até para agregar argumentos e evitar cometer gafes.

Os seis pontos selecionados podem ser um bom guia na sua negociação:

  • Linguagem e comunicação – Apesar do intitulado idioma universal (inglês) ser mais utilizado, nenhum dos negociadores estão dialogando em sua língua mãe, o que abre margem para frases ambíguas ou incompreensíveis. Vale investir num tradutor e pelo menos inicialmente, dominar o básico do mandarim e seu alfabeto.
  • Pontualidade – No Brasil atrasos são toleráveis, o oposto acontece na China.
  • Ritmo das negociações, o nível de burocracia envolvido, formalismo e questões contratuais
  • Interações sociais e interpessoais – A maneira com que as pessoas se relacionam entre si e como lidam com acordos e divergências;
  • Aspectos emocionais;
  • Orientação coletiva ou individualista;

Valores Culturais


Guanxi – Apesar do significado ganhar interpretações pejorativas, como “brasileiro só acha emprego com um bom QI (Quem Indica), na China ela sugere ter um networking, uma rede de contatos que cooperem uns com os outros, em tradução brasileira seria um “toma lá, dá cá”. O resultado é atrair mais fornecedores e encontrar melhores relações no mercado e a consequência disso é ter favores retribuídos , essa é a forma que os chineses passam a ter confiança nas operações.

Outro aspecto a ser observado, trata-se de um certo grau de patriotismo, em considerar nas operações os interesses da China em primeiro lugar.


Cumprimento – Aperto de mãos são suficientes.


Vestuário – A formalidade no vestuário é apreciada pelos chineses. Recomenda-se uso de terno e gravata em tons escuros para homens e roupa social monocromática em tons escuros para mulheres.


Refeições – Convites para refeições é um sinal de respeito e representam fortalecimento nas relações. Lembre-se se esperar ser conduzido ao seu lugar na mesa e de não espetar os Kuàizi 筷子 (palitinhos) em posição vertical na tigela.


Supertições

O número 4 e tudo que associar a ele em determinada situação, sem dúvida, é maior pesadelo no país. Isso porque o número é associado à morte, devido a similaridade com a palavra em mandarim:

“quatro” ( – sì)        “morte” ( – sǐ)

O número é evitado inclusive no dia a dia, como em números de casas, andares, comemorações de aniversário e certamente fechar um contrato.

Em detrimento desse, o número 8 é bastante apreciado por lá, isso porque o número é associado à prosperidade, devido a similaridade com a palavra em mandarim:

“oito” ( – bā)                            “fortuna” ( – fā)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?
Rolar para cima