Estrangeiros na China: Como é vida de um brasileiro vivendo na China

Estrangeiros na China: Como é vida de um brasileiro vivendo na China

Uma coisa é certa, não importa o quanto tempo você morar na China, você pode morar aqui 10 ou 20 anos, você sempre vai ser conhecido com o estrangeiro da vizinhança, é basicamente impossível no meu caso não ser reconhecido como estrangeiro, eu tenho 1.82m de altura e sou ruivo, então é impossível não ser reconhecido no meio dos chineses que normalmente tem cabelo preto e tem uma estatura de 1.60m ou no máximo 1.70m.

A língua é a primeira delas. Realmente o mandarim é muito difícil, estou tentando com afinco dessa vez, mas se quer escrever também, ai a coisa pega! A maioria dos estrangeiros que falam mandarim fluente, os que eu conheço, não escrevem em caractere. Somente em pinyin. E isso continua sendo uma enorme barreira, porque o chinês geralmente não sabe ler o pinyin. Mas em contrapartida, aprende mandarim quem quer e se quiser. O governo não obriga o estrangeiro que venha residir e trabalhar na China a aprender o idioma nacional.

Infelizmente, isso vale especialmente para as comidas! Na foto abaixo eu estava tentando identificar o gosto de um molho. Até hoje não sei definir… Já aconteceu de uma linguiça ser doce, o “recheio de queijo” ser marshmallow, as “gotas de chocolate” do picolé serem feijão e por aí vai. O engano mais triste foi quando achei que tinha encontrado pão de queijo.

Mas as confusões não acontecem só com alimentos. É comum você achar que dois chineses estão brigando quando, na verdade, é só o jeito deles de conversar.

Outro dia achei que tinham roubado o tapete da porta do meu apartamento (pensamento típico de brasileiro!). Se não tivesse ido me informar na recepção, jamais teria descoberto que os funcionários do condomínio tinham tirado e guardado porque não era permitido deixar tapetes nos corredores. Custava ter batido na minha porta e dizer pra colocar pra dentro? Coisas de chineses!

Todos os dias que eu saiu da porta da minha casa aqui em Shanghai, todos comecam a me observar de cima para baixo, porem um dos lugares que eles mais olham é o tamanho do meu nariz e os meus olhos o quão grande eles são. Chineses admiram muito pessoas com os olhos grandes, tanto que muitos chineses fazem cirurgia plastica para aumentar os olho.

Sempre que entro no elevador a primeira palavra que esculto dos chineses é nice to meet you, how are you sempre querendo se aproxima para conversar e praticar o que eles aprenderam nas salas de aula realmente funciona quando eles encontrarem um estrangeiro.

Uma coisa difícil de explicar para eles é que os estrangeiros não são todos nativos em inglês, eles acreditam que se você é estrangeiro você automaticamente fala inglês, não importa a sua nacionalidade. Outro motivo que me chama muito atenção é que não existe estrangeiros pobre, se você está na China você já considerado rico de auto padrão, tem carro casa e tudo mais. Eles sempre vem com a mesma conversa perguntando quantas casas que eu tenho, se sou um rico de terceira geração e coisas do tipo que me fazem pensar por que que todos pensam e agem da mesma maneira, as vezes é legal por que eles te param e pedem pra tirar fotos mas as vezes é chato por que você vive por isso quase todos os dias.

Ainda sobre alimentos, os chineses não acreditaram na história de que precisamos de carne para conseguir proteína e que o leite de vaca é cheio de benefícios. Diferentemente da maioria dos outros países, eles estão mais do que certos. Lá não é comum ter bifes em todas as refeições nem leite no “café” da manhã (o café também não é muito bem aceito entre os chineses). É verdade que esses hábitos têm mudado um pouco devido à globalização e ao aumento da quantidade de estrangeiros morando na China. Porém, ainda assim, não é em qualquer vendinha que você encontra leite.

Muitas viagens nos ensinam que devemos ser humildes. Na China, com as dificuldades de idioma e as diferenças culturais, não foram poucas as vezes que precisamos pedir ajuda.

O Eduardo e a Monica já estiveram na China, da uma olhada no site deles!

https://www.eduardo-monica.com/china-pais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.