Burocracia

O Termo referees a qualquer tipo de organização, empresa privada, pública ou social com ou sem fins lucrativos, ou seja uma empresa com estrutura organizativa por regras e procedimentos explícitos e regularizadores. No termo pejorativo é uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema.

Avaliação da Conformidade

O termo é definido a qualquer atividade com objetivo de determinar, direta ou indiretamente que um produto, processo, pessoa ou serviço atenda aos requisitos técnicos especificados nas normas técnicas, regulamento técnico ou outro documento de referência. Os testes podem ser realizados tais como ensaios, inspeção, coleta de amostra no fornecedor ou no comércio e auditorias.

  1. Declaração do fornecedor: Declara que o produto, processo ou serviço está de acordo com as normas ou especificações técnicas. Ela pode ser voluntaria ou obrigatória no caso da exigência das autoridades locais.
  2. Qualificação do fornecedor: A qualificação do fornecedor é uma solicitação feita pelo comprador, no qual o comprador solícita documentos como normas técnicas e outros documentos mais específicos para garantir que o fornecedor tenha possibilidade de estar produzindo o produto selecionado.
  3. Cerificação: É realizado por uma organização normalmente terceira parte para declarar que um produto, serviço, pessoa ou sistema esta em conformidade com os requisitos técnicos especificados. Os requisitos podem ser nacionais, estrangeiros ou internacionais.

As organizações de terceira parte normalmente são determinada a um organismo de certificação OC, ou organismo de cerificação certificada OCC, no Brasil o organismo credenciador é o INMETRO, instituto nacional de metrologia. A certificação pode ser decisão de fazer os testes no INMETRO pode ser uma decisão da empresa no caráter voluntario ou estabelecida pelo governo, para comercialização de produtos e serviço nos pais.

Norma Técnica

Uma norma técnica é um documento, normalmente produzido por um órgão oficial creditado para estabelecer regras, diretrizes ou características acerca de um material, produto, processo ou serviço, tal norma ISO ou ABNT, quando não referendada por uma norma jurídica, não é obrigatória. As normas técnicas podem ser organizadas em tipos e as autoridades normativas em hierarquia. Norma internacional ISO, norma nacional, norma regional, norma organizacional. O ISO é a organização internacional para a padronização, é responsável por várias entidades nacionais como a ABNT no Brasil, DIN na Alemanha, ANSI nos estados unidos etc…

SISCOMEX

Sistema de registro e controle das operacoes de comercio exterior, permite acompanhar a entrada e saida de mercadorias no pais, tem o controle de informações por meio eletronico. O modulo foi desenvolvido pelo banco central, para os que trabalham com o regime drawback verde-amareo, podem trabalhar direto no sistem siscomex.

Certificado Digital

O certificado digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção as transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo pessoas e empresas se identificarem e assinarem digitalmente qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade.

  1. e-CPF: Identidade digital que permite realizar operações na internet com a mesma validade que o CPF físico.
  2. e-CNPJ: É o certificado vinculado a empresas, emitido para represente legal da empresa.
  3. NF-e: certificado para a emissão e armazenamento de notas fiscais eletrônicas.
  4. SSL: garante segurança na troca de informações dos visitantes e usuários do seu site.

MDIC

Ministério de desenvolvimento industrial do comercio exterior, tem a competência para tratar dos assuntos de política de Desenvolvimento da indústria, do comércio e dos; propriedade intelectual e transferência de tecnologia; metrologia, normalização e e qualidade industrial; políticas de comércio exterior; Regulamentação e execução dos programas e atividades relativas ao comércio exterior; aplicação dos mecanismos de defesa comercial; participação em negociações internacionais relativas ao comércio exterior; formulação da política de apoio a microempresa, empresa de pequeno porte e artesanato; execução das atividades de registro do comércio.

Tratado Bilateral

Tratado é um termo usado para designar acordos internacionais entre países, visando reciprocidade entre ambas as partes, tratado acordo entre estados e bilateral referência aquilo que se relaciona aos dois.

Memorando

É um gênero textual comum nas comunicações internas de instituições, empresas e órgãos públicos. Tem como objetivo transmitir informação para funcionários de um mesmo local de maneira rápida e menos burocrática, objetividade textual é a principal particularidade, deve ser feito em uma linguagem breve, precisa e direta. Caso a comunicado seja feito para uma autoridade, deve seguir o modelo de carta ou ofício, uma vez que memorando representa um molde menos burocrático. Etimologicamente, um termo que surgiu a partir do nome memorandos do latim, que significa ser lembrado ou do verbo memorarem ou relembrar, memorar.

ACFI

Normalmente contem uma seriei de garantia para investidores estrangeiros que desejam realizar investimento em ou outro pais. Muito desses acordos também contém cláusulas que permitem aos investidores iniciar procedimento arbitrais em tribunais internacionais contra estados caso entendam que os direitos garantem nos instrumentos tenham sido violados. No Brasil esse modelo de acordo é conhecido como ACFI que é o acordo de cooperação e facilitação de investimento, que já assinou com alguns países como angola, chile, Colômbia, malaui, México e moçambique.

SECEX

Normatiza, supervisionas, orienta, planeja controla e avalia as atividades de comércio exterior, entre suas atividades estão participar das negociações dos acordos comerciais internacionais do governo brasileiro, promover a cultura exportadora, definir atos concessórios de drawback, unir operações de exportação e importação, promover exame de similaridade para averiguação de produção nacional, compilar abalança comercial e defesa comercial do pais.

Dumping

Colocar no mercado produtos a preços subsidiados, ou seja em economia é um contexto que está dentro das negociações internacionais, ele ocorre quando uma empresa exporta um produto para outros pais com o preço menor do que o preço cobrado no mercado local ou menor do que o preço de produção. Nesse caso se o dumping de alguns produtos no país, os países importadores vá mantem o dumping de alguns produtos no país, os países importadores vão ter problemas para o crescimento da indústria local. Nesse caso a empresa que esta recebendo os produtos com preços baixos vão criar uma forma de derrubar esse dumping criando o famoso anti dumping que é uma forma de protecionismo através de tarifas que o governo impõe sobre os países exportadores, para produtos que são considerados mais baixo do que o valor de produção no mercado nacional.

Ovação

Estufagem ou ovação do container tem o mesmo significado, a mercadoria do cliente é tratada de forma especial, ela é acondicionada dentro do contêiner para o transporte até o exterior com máxima de eficiência, otimizando os épicos existentes com a maior segurança possível, toda a organização da instrutura inteira é feita com alto padrão garantido uma viagem tranquila da mercadoria.

Desova

A desova estufagem é o termo utilizando para o esvaziamento do contêiner ou carga, ou seja quando mercadoria é removida dentro do container e transportada para o cliente, esse processo agiliza o escoamento rápido e preciso das cargas, melhorando a velocidade de atendimento o cliente. É importante determinar o volume de ocupação de cada tipo de caixa, em relação ao tamanho de cada pallet, de forma a visualizar a quantidade de caixas que podem ser colocadas camada mesmo. Capacidade sobre caixas.

Deadline de Draft

O deadline da draft é a data final da apresentação dos documentos relativos a carga ser embarcada, caso não consiga entregar os documentos em tempo hábil, você vai perder a reserva para o navio em questão.