Baixar Wechat

O mercado de celular e tablets é um mercado que vem conquistando os chineses, ninguém tem duvida sobre isso. De acordo com as estatísticas de 2014 mais de 200 milhões de chineses usam telefone celular com conexão 3G, o crescimento desse mercado é gigantesco e rápido. Com esses dados, conseguimos perceber que o mercado de aplicativos para celular é muito grande, com isso a Tencent que é um dos maiores grupos da China para desenvolvimento de aplicativos veio com o WeChat para o mercado chinês.

O WeChat na China é conhecido com Weixin e é muito simples baixar WeChat, é um aplicativo de voz e de texto muito parecido com o WhatsApp e é frequentemente utilizado por chineses e estrangeiros. O usuário que baixar wechat pode utilizar o aplicativo para enviar mensagem de voz utilizando um sistema que eles chamado de Walkie Talkie para gravar a voz e enviar em forma de mensagem, no qual pode ser escultada a qualquer momento. Essa é uma das funções mais interessante do WeChat pois ele funciona em forma de walkie talkie e você não precisa ficar escrevendo mensagem. Outra coisa interessante é uma seção que é conhecida como momentos, essa ferramenta é muito parecida com o Facebook, ou seja, você consegue compartilhar fotos e sights “vídeos” com os seus amigos que estão na lista de contato. Outra ferramenta legal existe uma opção look arround que você pode encontra pessoas que estão próximo de você, muitos casais chineses se conheceram através dessa ferramenta, pois você basta clicar e mostra quem está próximo de você e qual a distância, essa opção tem que ser ativada no menu de configurações, é muito parecido com um aplicativo chamado tinder, porém você consegue fazer isso dentro do próprio WeChat.

O aplicativo e está no mercado por pouco tempo, ele foi criado em 2011 e tem criado um numero gigantesco de fãs, no total de 300 milhões de usuário, no qual 70 milhões não são chineses. Se você comparar com os usuários ativos no WhatsApp que é de 250 milhões você consegue perceber que os números são muitos. A marca está crescendo no mundo, e um dos objetivos é tentar chegar no mercado indiano, atualmente eles estão contratando famosos do setor Bollywood que são considerados os famosos da Índia. Podemos dizer que o WeChat foi a primeira marca de aplicativos chineses a se tornar um sucesso mundial, o sucesso é tão grande que diversas empresas do mundo estão utilizando o WeChat como ferramenta de marketing para as suas campanhas.

Empresa como Starbucks, todo mês cria uma campanha diferente para usuários do WeChat, basta você utilizar o QR Code nas lojas do Starbucks e você sempre consegue promoções ou coisas divertidas para você fazer e ganhar brindes. A Cadillac no ano passado organizou um evento de fotografia, dentro do aplicativo no qual o usuário enviava foto, e as fotos eram selecionadas de acordo com o tema, e se o primeiro lugar receberia um carro.

Para os interessados em baixar WeChat, basta vocês entrarem na AppleStore ou no sistema Android Play Center e baixar o aplicativo, recomendo, principalmente para os empresários brasileiros que tem a intenção de fazer negócios com a China.

O sucesso do WeChat mostra que os potenciais para o Mercado de aplicativos celular na China é grande, e vai continuar crescendo, como vocês devem saber os chineses utilizam muito um aplicativo chamado QQ para conversações diárias sobre negócios na China, mas muitos aos poucos eles estão substituindo o QQ para o WeChat pela praticidade e quantidade de contatos, e cada vez menos utilizando e-mails para negociações.

Provavelmente o WeChat não vai substituir o mercado do QQ na China, porem vai tomar uma grande parte do mercado e facilitar a vida dos chineses na parte empresarial. Se você está tentando desenvolver alguma campanha de marketing internacional, não esqueça de baixar WeChat e verificar a quantidade de oportunidades que esse aplicativo tem. Se você está trabalhando no mercado de desenvolvimento de software, também recomendo você baixar WeChat e verificar todos os detalhes do aplicativo, com certeza você ira fazer aproveito desse belo aplicativo.