Documentos despachante aduaneiro

Tudo que você precisa saber sobre: BL ou bill of landing, packing list, certificados, certificado de origem entre outros.

A importação da China é um processo complicado, antes da carga chegar no porto de destino, você deve preparar todos os documentos necessários. Todos os certificados fornecidos pelo fornecedor, devem ser verificados antes do processo de exportação, caso não feito você pode enfrentar muitos problemas.

Todos os documentos devem ser entregues a agencia alfandegaria para realizar as verificações necessárias. Um dos documentos principais é a fatura comercial ou comercial invoice, dentro da fatura deve conter as seguintes informações.
– Nome e endereço do fornecedor
– Nome e endereço do comprador
– Nome do Produto
– Codigo do Produto
– Preço Unitário
– Moeda Especifica
– Total (Pcs, kg, t)
– Termo de entrega com o INCOTERMS, FOB, CIF, EXW, DDU etc…
– País de origem
– Assinatura e carimbo válido da empresa.
Se alguma informação necessária estiver faltando, será solicitado o envio de uma nova fatura.

Bill of Lading – BL (Conhecimento de Embarque)

No caso do transporte marítimo, você precisa apresentar o BL, a empresa de logistica que é a responsavel em criar o BL, logo que o produto embarcado uma copia do BL é enviado para a empresa chinesa que só libera para o importador após o pagamento da mercadoria.

Packing List

É uma lista detalhada da carga transportada, o que inclui peso liquida e bruto, quantidade de produtos, numero das embalagens e informações necessárias para o transporte.

Certificado CE

Quando os produtos são importados para a União Europeia, a marcação CE é necessária, cada produto deve ter a marcação, a empresa que está importando deve obter a certificação através do fornecedor chinês.

Certificado de Origem

Para vários produtos, como os têxteis, o certificado de origem é necessário, esse documento indica a origem da mercadoria, onde e quando ela foi produzida.

Os documentos apresentados acima são apenas os documentos básicos, variando de importação para importação, cada país ou industria tem uma quantidade de certificações diferenciadas, é sempre bom fazer uma verificação com empresas com experiencia para não faltar nem um documento quando você receber a mercadoria.