Exportações do Brasil para a Índia

O Brasil e a Índia são países que têm muito em comum.

Além de serem países enormes e com grande população, os dois países têm uma grande produção de diversos produtos, entre eles o algodão, a soja, o trigo, o arroz.

Pelo fato dos dois países terem uma produção igual, é difícil ver produtos que são trocados entre os países, já que as trocas (importação e exportação), dependem de produtos que não tem o suficiente nos países.

De qualquer forma, o bloco econômico dos BRICS facilita a importação e exportação de certos tipos de produtos entre os países, principalmente produtos não agrícolas que não são comuns entre os países.

 

Relações entre os países

Mesmo fazendo parte do mesmo grupo econômico, Brasil e Índia não estão entre os países que mais tem trocas entre si.

No caso do Brasil, os principais países com que nosso país mais faz negócios são: China, Estados Unidos, Argentina e Alemanha.

Já no caso da Índia, os principais países parceiros são: China, Estados Unidos e emirados árabes.

O que é possível se destacar dessas transações é que exceto  Estados Unidos e China, os dois países priorizam muito as relações entre países próximos, não só pelos blocos econômicos, mas também pela proximidade.

 

Produtos não agrícolas

Além de produção agrícola, também existe a troca de produtos têxteis e de tecnologia que movimentam a economia dos países.

Entre os principais produtos não agrícolas de exportação do Brasil estão as geladeiras, máquinas, entre outros produtos de linha branca que são produzidos na zona franca de Manaus.

 

Produtos agrícolas

No caso dos produtos agrícolas, a parceria entre Brasil e Índia é recente. 

Há dois anos atrás, o Brasil fechou um acordo que permitiu que o Brasil pudesse exportar carne suína, maçã e carne aviária para a Índia (a Índia por religião, não consome produtos bovinos).

Além disso, também são exportadas hortaliças e produtos que não se tem suficientemente na Índia.

Dentre os produtos que a Índia produz muito e mesmo assim importa do Brasil, estão o algodão, arroz, trigo e principalmente os produtos da terra como batata, cenoura como também frutas.

 

Disputa entre os países

A Índia é um dos países que mais cresce atualmente e tem subsídios do governo desde o ano de 2015. Quando o governo indiano decidiu focar na produção nacional.

As maiores exportações da Índia para o mundo por exemplo são: açúcar, algodão, entre outros diversos produtos agrícolas, fazendo com que a agricultura seja a principal forma de desenvolvimento do PIB indiano, fazendo então com que a Índia seja um país que tenha grande competição com o Brasil, já que o nosso país tem também na agricultura sua principal fonte para o PIB.

 

Gostou dessas informações? Quer importar da Índia? Então não perca seu tempo, mande-nos um e-mail e podemos te ajudar.