Feira de Cantão a maior feira do mundo

Considerada a maior feira do mundo a Canton Fair em inglês ou em português feira de cantão é onde tudo começa ou tudo acontece quando você quer falar de importação da maior variedades de produtos do mundo. Acontece todos os anos em duas épocas do ano, normalmente em Abril e Outubro. Durante essas duas épocas do ano eles dividem em 3 fases, normalmente divida por 3 tipos de produtos. Para quem vir do Brasil, o melhor aeroporto para chegar na feira é o aeroporto de Guangzhou que fica na provincia de Guangdong no sul da China, é lá onde acontece a feira. 

 

 

A primeira fase da feira é focada em produtos em geral, é onde a maioria das pessoas do mundo inteiro vem participar, você encontra de tudo, simplesmente tudo mesmo o que você está procurando, você vai acabar encontrando algum fornecedor. A segunda fase é mais focada em utensílios, também bem misturada, mas você encontra mas focado na parte de utensílios domésticos e já a terceira fase é focada na parte têxtil, tudo que você imaginar na parte têxtil.

Neste âmbito, a Feira de Cantão estará dividida em 3 fases:

  • Fase 1 – Equipamentos de electrónica e iluminação, veículos e peças, maquinaria, hardware, recursos energéticos, química e materiais de construção
  • Fase 2 – Bens de consumo, decoração de interiores e brindes
  • Fase 3 – Material de escritório, malas e bolsas, agroalimentar, medicina, equipamentos médicos e produtos de saúde, têxtil e sapatos.

Não importa em qual fase da feira você for, se você não tem um plano um ideia de negócio e quer buscar oportunidades, qualquer fase da feira vai encaixar no seu perfil, mas caso você já tem um foco e quer trabalhar com um certo produto, é interessante você dar uma pesquisada antes de ir para a feira, pois você vai encontrar uma quantidade maior de fornecedor se você for na fase certa.

A feira é muito grande e bem cansativo, você vai precisar caminhar por horas dentro dos pavilhões para encontrar o seu fornecedor, não recomendo utilizar roupas muito formais como terno e sapato de couro, por que isso vai atrapalhar mais do que ajudar, você precisa utilizar uma roupa confortável para poder caminhar durante o dia todo, já fui em muitas feiras de cantão e normalmente você vai caminhar de 10-20km por dia dentro dos pavilhões, dependendo da quantidade de vezes que você parar para conversar com os fornecedores.

 

 

Uma dica importante é que nem todos os fornecedores da feira são confiáveis, você tem que conversar e trocar informações, pegar o cartão de visita e logo fazer uma pesquisa sobre o fornecedor ou agendar uma visita, pois não é somente da feira de cantão que se faz negócios, é interessante você ir até o fornecedor e marcar uma reunião dentro da fábrica, para garantir que o seu produto está vindo de um lugar certo.

Dentro dos stands da feira, normalmente você pode trocar cartão de visita e perguntar o preço do produto, os chineses não se preocupam se você quer saber o preço, é claro que tem que tomar muito cuidado que muitos brasileiros acabam confundindo, durante a feira o chines fala para um determinado produto 1 USD por produto, porém quando você recebe a cotação você recebe 10 USD o mesmo produto, o que acontece é que o chines normalmente vai oferecer para você o valor mais baixo.

Ele oferece esse valor para você dar continuidade na comunicação com ele, com isso ele tem chances de fechar o negócio, outro fator também é que você precisa informar a quantidade que você pretende importar, não adianta você chegar e falar que quer importar 10 peças e no final das contas o valor de serviço desse chinês vai ser maior do q as 10 peças que você precisa para a sua casa ou para o seu comprador.

 

 

A China pensa grande e eles querem trabalhar com quantidades, se você quiser comprar poucas quantidades, não sei se é o lugar certo, pois a feira é para indústria e não para o consumidor.

Não perca tempo conversando com as tradutoras das feiras, normalmente elas não sabem nada e você vai acabar horas conversando com ela, e ela não vai passar nem uma informação interessante para você, se você quer fazer negócios e ter resultados, procure um tradutor ou alguém que conheça da língua chinesa e cultura para estar dando o suporte para você, esses profissionais conseguem reduzir o seu tempo de feira, já que ninguém quer vir do Brasil para o outro lado do mundo para ficar dando voltinha na feira e vendo produtos, empresários tem que vir para ação e trazer resultados quando voltar para a casa, então esses profissionais que estão disponíveis na China, são ótima opções para você estar tendo resultado maiores na China.

Os custos desses profissionais não são baixos, já que eles estão na China um país no outro lado do mundo e querem cobrar por serviços de qualidade e com experiência, mas que no final das contas vai gerar resultados positivos para os dois lados.

O custo para a feira não é baixo, pois você vai precisar uma passagem de ida e volta até o Brasil, hospedagem, transporte, alimentação e tudo mais, pode preparar 6 mil dólares por pessoa por viagem com todas as despesas, esse é o investimento normalmente que os brasileiros precisam fazer para poder estar visitando a maior feira da China. Se você tem esse dinheiro disponível e pretende investir para o futuro ter uma renda maior, acho que a feira de cantão é uma ótima oportunidade.

Em caso de interesse, para mais informações consulte o website:

http://www.cantonfair.org.cn/en/index.asp

[contact-form-7 404 "Not Found"]