Dez grandes invenções chinesas Dez grandes invenções da história da China

10 Maiores Invenções Chinesas que Mudaram o Mundo

Dez grandes invenções chinesas

Já parou para pensar quem inventou as coisas que você utiliza hoje?

Esta não é uma pratica muito comum, geralmente não temos ideia de quem pensou pela primeira vez, em algumas coisas que hoje são tão difundidas no nosso dia-a-dia.

Que os chineses são extremamente inteligentes e ligados a tecnologias, isso é indiscutível, esta pratica os favorece na execução de grandes feitos. Apresentamos a você uma lista incrível de 10 grandes invenções chinesas, se prepare para aprender, se surpreender e viajar no tempo.

10 COISAS QUE VOCÊ NÃO PENSOU, MAS OS CHINESES SIM!

  1. Macarrão: Inventado a cerca de 4.000 anos atrás, não era feito de massa de trigo, como o macarrão tradicionalmente conhecido, era feito a partir do milhete, um pequeno cereal que ainda é utilizado em vários lugares do mundo.
  2. Papel: Utilizado pelos escribas da dinastia Han, durante o século 2 a.C ao século 2 d.C. No ano 200 ele já era utilizado para mapas, documentos e livros, um dos ingredientes utilizados era resto de redes de pescas.
  3. Jogos de Carta: Os primeiros registros de jogos de carta foram feitos na China, por volta do século 9, durante a dinastia Tang
  4. Bússola: Inventada em meados do ano 200 a.C por acidente, sendo usada até o momento para atrair sorte e fortuna, só mais tarde que perceberam que a mesma tinha a capacidade de direcionar norte e sul.
  5. Papel-Moeda: Introduzido pela dinastia Tang, em meados do ano de 806, devido à ausência de cobre para confecção das moedas.
  6. Pólvora: Presente na história da China, a mesma é era conhecida como um “elixir para a vida”, sendo utilizado ingredientes como: enxofre, carvão e salitre. Os alquimistas da época faziam experimentos com a substancia o que resultou, no século 9, em o que foi descrito como: “uma fumaça e chamas, mãos e rostos são queimados, bem como as casas”
  7. Sericicultura: Provas arqueológicas demostram a utilização da técnica pela primeira vez em território chinês, por volta do ano 5000 a.C. Através da utilização de larvas para obter a seda, sendo ela uma grande responsável pela expansão da economia chinesa.
  8. Garfo: Por incrível que pareça o país dos hashis, foram os primeiros a utilizarem o garfo, ainda que de maneira primitiva. Garfos foram encontrados em túmulos com mais de 4.000 anos, sendo feitos com ossos, e ele foi utilizado por muitos séculos na culinária chinesa.
  9. Imprensa: Criada aproximadamente em meados dos séculos 4 e 6, com a pratica dos chineses de desenhar sobre uma superfície de madeira, passar tinta por cima e depois pressionar sobre o papel, como se fosse um carimbo. Anos depois criou-se outros moveis de impressão mais sofisticados.
  10. Seda: Produzido pelo bicho-da-seda, o mesmo existe a mais de 6.000 anos, segundo a arqueologia. O refinamento da seda foi um dos grandes responsáveis pelo inicio dos processos de globalização, pois impulsionou que os romanos fossem ao interior da China, em busca do material.

Parando para analisar, os chineses facilitaram muito a nossa vida, não é?

Gostou do conteúdo e deseja saber mais curiosidades sobre a este maravilhoso país, navegue na Destino China, o site que te deixa por dentro de tudo que acontece no universo chinês, fique à vontade!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima