Os móveis são um dos maiores custos dentro de casas e escritórios, esse valor pode ser reduzido se você comprar os móveis direto da China. Muitas pessoas podem dizer que não faz sentido ir até a China para comprar móveis, porém o custo de compras aqui é muito menor do que o país onde você se encontra. Se você pretende mobiliar a sua casa inteira, a China é uma ótima opção para estar comprando móveis, já que o preço é ótimo e a qualidade já está muito parecida com padrões europeus.

SHUNDE

A China tem uma cidade que é focada na produção e vendas de móveis, que é a cidade de Shunde, que fica no sul da China, 1h e meia do aeroporto de Guangzhou de carro, ela está conectada entre Macau, Hong Kong e Guangzhou. É um distrito da cidade de Foshan ou seja é bem próxima de Guangzhou. A cidade de Shunde tem mais de 1500 fabricantes de móveis, muito deles exportam para o mundo afora. A cidade inteira é focada em móveis, existe uma região da cidade que tem 5 km somente em lojas de móveis, basicamente você encontra tudo que você precisa para estar comprando e exportando para o seu país.

COMO CHEGAR

Você pode pegar um ônibus direto do aeroporto de Guangzhou, que vai sair em média 35 dólares para chegar até a cidade, ou você pode ir até o terminal de ônibus de Guangzhou e lá pegar um ônibus que vai levar você direto para o terminal central da cidade, no seu caso eu recomendo pegar um táxi, já que você vai direto para a cidade e não vai ter que ficar pensando em comprar bilhetes e acabar comprando bilhete errado e parando em outra cidade.

DE HONG KONG PARA SHUNDE

Existe a opção de ferry que leva você até a cidade de Shunde, ele tem normalmente 5 vezes por dia, basta você chegar até o ferry em Hong Kong e solicitar a sua passagem para Shunde e em 1h e 55 minutos você vai estar em Shunde na China, uma ótima opção é normalmente mais rápido do que ônibus, já que você sai direto do centro de Hong Kong e normalmente não tem muita gente na imigração no lado da China.

ONDE FICAR

Shunde continua sendo a verdadeira China, ou seja é muito difícil você encontrar restaurantes de qualidade na cidade, você vai encontrar Mcdonald’s, mas mais que isso já fica difícil, até tem umas redes de restaurantes que oferecem pizza e outras comidas ocidentais, porém o gosto é completamente adaptado para o chines, então prepare o estômago para enfrentar comida Chinesa. Um lugar legal para ficar na cidade é o hotel Ramada, ele tem o padrão internacional e se você dividir o quarto com alguém, o preço vai ser acessível. Já que ninguém quer sair do outro lado do mundo para ficar em um hotel padrão chines. Uma opção é ficar em Guangzhou, já que é uma cidade mais internacional e fazer o bate e volta para Shunde de 1h e meia, que você vai acabar ficando em uma cidade TOP, e vem fazer as compras durante o dia em Shunde.

HOTEL EM SHUNDE

Hilton Hotel 00 86 757-83069999 127, North Lingnan Avenue, Foshan
Crowne Plaza 00 86 757 82368888 118 Fen Jiang Middle Road, Foshan
Swissotel 00 86 757 82362888 1 Chen Men Tao Road West, Foshan

ONDE COMPRAR

O Centro internacional de exposições de móveis de Shunde que é mais conhecido como LOUVRE, é o mais famoso da região, tem cerca de 3 mil metros quadrados e 6 andares, onde estão todos divididos por lojas e produtos, logo na entrada você pega um mapa do prédio, e segue de acordo com o tipo de produto que você pretende comprar para a sua casa, se você está focado em Jardinagem, vai para a área de jardinagem que você vai encontrar diversas opções. Dentro do louvre, você vai ter opção de internet de graça, basta perguntar para os vendedores que eles vão te explicar como utilizar e conectar. O último andar do prédio tem opções de restaurantes, então depois de caminhar algumas horas dentro das lojas, se você estiver com fome, basta subir até o último andar.

Os mapas das lojas são fáceis de seguir e são organizados por estilo de mobiliário, incluindo estilo moderno, clássico, art déco, neoclássico e chinês tradicional. O quarto, o quinto e o oitavo andar possuem mobiliário de escritório e decoração de casa enquanto Os outros pisos são dedicados a mobiliário doméstico para quartos, sofás e conjuntos de restaurantes.

DICAS DE COMPRAS

Embora a maioria das lojas dentro do Louvre, os funcionários falam inglês, é super importante você estar levando algum amigo ou interprete para estar auxiliando vocês durante as compras, já que os vendedores tem um inglês muito básico e na hora de negociar, não vai funcionar muito bem. Informações importante quando você estiver comprando as peças dentro das lojas. Número de modelo, descrição, entrega, embalagem, preço das compras de forma clara. É aconselhável você contratar o serviço de algum agente, que vai cuidar da exportação para você e cuidar de toda a logística até o seu país, normalmente essas empresas cobram uma porcentagem pelos serviços. Você tem que cuidar muito bem na parte da exportação, já que quando o produto chegar no Brasil, você vai ter que pagar os impostos de acordo com o NCM.

Se você comprar tudo de uma loja, a situação fica um pouco mais fácil, pois você não vai precisar de um agente para cuidar da sua exportação, a empresa mesmo pode cuidar disso para você, já no caso você queira comprar de diversas lojas, nesse caso você vai precisar de um agente para cuidar de toda a exportação dos seus produtos.

O valor de um container na China varia em média de 2500 dólares até 4000 dolares independente do tamanho e destino, normalmente os container são de 20 e 40 pés, basta você verificar com o seu agente para calcular de acordo com o seu destino, mas a base é muito parecida com a mencionada acima.

FAZ SENTIDO COMPRAR MÓVEIS DA CHINA

Se você estiver comprando um valor alto de 30-50mil dólares de móveis no Brasil, sim faz sentido, pois você vai conseguir uma redução de três ou quatro vez do preço que você pagaria no Brasil, ou seja você vai pagar muito menos comprando direto da China, porém se você quiser comprar somente duas mesas e uma cadeira, nesse caso vale você comprar do Brasil direto, pois os seus custos de vir até a China, contratar um agente e comprar tudo, vai ser muito maior do que você comprar direto no Brasil, então só faz sentido se você for comprar valores altos.

Uma viagem a Shunde faz sentido se você está comprando muitos móveis, mas se tudo o que quiser é um sofá ou uma mesa, você também pode comprar em uma loja perto de sua casa que pode oferecer um serviço personalizado e uma solução de problemas, não é fácil comprar móveis de um país distante e passar pelo incômodo de lidar com embarques e importações, mas, no final, vale a pena quando você compara os preços em casa. Em geral, uma peça de mobiliário que custa USD $ 1.000 na China pode custar US $ 4.000 a US $ 6.000 em seu país de origem.