Importar da China – o que é FOB?

Muitos empresários iniciantes que estão começando a importar, não sabem qual as opções do Incoterms escolher durante a importação de produtos da China. Sempre fica aquela famosa dúvida, qual o melhor o CIF ou o FOB durante a importação? Todas as empresas chinesas vão escolher uma das duas opções ou FOB ou CIF durante o envio de mercadorias, é por isso que é importantíssimo saber qual a diferença dos incoterms durante as compras na China.  Existem uma lista enorme de INCOTERMS como os EXW, FCA, FAS, FOB, CFR, CIF, CPT, CIP, DAF, DES, DEQ, DDU, DDP porém vamos focar somente nas duas principais que são o FOB e CIF.

Esse infográfico é bem importante para quem quer saber mais sobre os outros Incoterms.

Como você pode ver no infográfico, você pode observar que as obrigações relativas aos custos, riscos e seguros dos produtos, são dividas entre o comprador eo vendedor de forma justa, diferente de outros incoterms.

Na parte da China os processos de produção e transporte são divididas por etapas.

1) Fabricação e preparação de mercadorias para envio.

2) Transporte da fábrica para o porto.

3) Carregando dos produtos no navio.

Todas essas obrigações  acima, são de responsabilidade do vendedor, concordando em vender as mercadorias em termos FOB, a empresa chinesa é obrigada a pagar por todas essas ações, bem como suportar os riscos associadas. Infelizmente, muitas empresas acabam cobrando dos compradores custos extras ou dividir esses custos de transporte de mercadoria da fábrica até o porto, alegando direito aduaneiros, porém como comprador se o termo for setado como FOB,você não é obrigado a pagar tais encargos. Todos esses estágios de importação da China, são de responsabilidade do vendedor, o comprador deve assumir as etapas seguintes ou seja.

1) Frete marítimo do porto chinês de embarque até o porto de destino da mercadoria e seguros.

2) Descargar e armazenagem de mercadorias.

3) Transporte dos bens do porto até o ponto de destino, o seu armazém ou escritório da empresa.

Feita essa divisão de responsabilidades entre o comprador eo vendedor, os custos adicionais que surgir durante a importação, são de responsabilidade do comprador em termos FOB. Sempre que for fazer qualquer tipo de importação da China, é importante calcular os custos de transporte com muito cuidado, porque normalmente o preço fornecido pelos fabricantes chineses normalmente é mais alto do que utilizar uma empresa que fornece somente esse serviço de transporte.

CIF- Custo, seguro e frete

Em contraste com os termos FOB, o Incoterms CIF (Custo, Seguro e Frete) os custos de frete para o vendedor nesse caso o fabricante chinês que se responsabiliza pelo frete até o local de destino. Essa opção pode ser muito boa, porém quando fomos pagar, vamos ter que pagar o produto + os custos de transporte, já que os mesmos vão estar dentro da compra e os custos vão ser transferidos para o comprador quando o produto chegar no porto de destino.

Na minha opnião a melhor opção é sempre o FOB, já que podemos ter controle sobre todo o processo de importação, bem como o preço real do produto, por isso sempre recomendamos importar com o Incoterms FOB para quem está iniciando, se você já tem experiência na China e já compra durante muito tempo ai o Incoterm EXW pode ser uma opção, mas isso seria um próximo tópico.