O consumo de cigarro na China

Uma coisa que deixa qualque estrangeiro estressado quando vem para a China, é a quantidade de fumantes que você encontra em todo o lugar. Perdi a conta dos dias que eu acordei a fui para o trabalho e quando eu entrei no elevador, tinha alguém fumando cigarro. A quantidade de chineses fumantes é muito grande, de 10 chineses que eu conheço em media 9 deles fumam, um dos grandes motivos que a quantidade de chineses fumantes é tão grande, é que os grandes lideres da China foram todos fumantes e todas as fotos deles, sempre estão com cigarro. Outro motivo é que os chineses não podem dizer não para o próximo, é quase que uma ofensa se eu oferecer um cigarro para uma pessoa mais nova e ela negar.

Então com isso os chineses acabam passando o vicio de um para o outro e acabam influenciando os menores, o governo está vindo com novas ações para tentar parar c om o consumo de cigarro em lugares fechados, porem acredito que isso seja algo que vai demorar muito tempo, pois a quantidade de chineses fumantes é tão grande, se ele vierem com alguma lei desse tipo os chineses vão se revoltar contra os governantes, e é o que eles não querem. Caso a lei de parar de fumar em lugares públicos funcionar um dos grandes perdedores vai ser o próprio governo, pois todas as fabricas de cigarro da China são estatais, e o governo que controla toda a produção do país.

O preço do cigarro na China é controlado pelo governo, então você tem diversos tipos de cigarros os barato e os caros, os chineses tem cigarros que chegam a custar 50 reais por uma caixa pequena, existem diversos tipos, quanto mais caro o cigarro eles acreditam ser melhor, se você gostaria de deixar um chines feliz, de uma caixa de cigarro de presente para ele que ele vai te ajudar no que você precisar, eles gostam muito de dar cigarros um para os outros, é como se fosse uma cerimonia.

Quando chego em algum lugar e tem alguém fumando, a primeira coisa que eles fazem é oferecer um cigarro como forma de amizade.