O fim do dinheiro na China

 

Muitos não acreditam, mas o dinheiro está cada vez menos possívelde utilizar na China.

A China está em outro mundo, onde o dinheiro em maneira espécie está cada vez mais difícil de utilizar, o que o pessoal vem utilizando na China é a versão em dinheiro digital ou seja, você tem uma carteira online conectado com a sua conta do banco.

Vou tentar explicar alguns exemplos de como que funciona essa carteira online, você normalmente tem um QR code que é um código que quando as pessoas escaneiam dentro das lojas elas pegam o valor total da compra.

Digamos que você foi em um café e a sua conta foi 20 reais, quando você pergunta a forma de pagamento, normalmente na China tem duas opções, WeChat e AliPay, aí você abre a sua carteira com o seu código QR e a atendente escaneia e pega o valor do total da sua conta que já sai diretamente da conta do seu banco, na verdade é muito parecido com um cartão de credito, porem de forma digital direto no seu telefone.

É muito conveniente, por que você não precisa levar um monte de cartão de crédito, hoje quando eu saio de casa eu não levo nem 1 centavo, somente o meu celular e o que eu quero levar para sair de casa, é suficiente para fazer tudo que você precisa e fazer todas as compras.

A China está muito na frente na questão de transferência de dinheiro, muitos países estão se adaptando a esse tipo de dinheiro virtual, porém não conheço nada que está próximo da China, já que a velocidade aqui é muito rápida e o resultado é imediato, sem burocracia ou órgãos do governo tentando bloquear e parar o funcionamento desses tipos de sistemas.

Outro exemplo interessante é quando algum amigo seu pagar alguma conta para você dentro do supermercado por exemplo e custou 2 reais, o seu amigo mesmo pode estar transferindo o dinheiro via mensagem de celular para você, isso mesmo a mesma coisa que mandar uma msg para o whatsapp com o valor 2 reais e você recebe em menos de 1 segundo, é incrível, mas até transações mínimas hoje são feitas através desses sistemas.

Se o dinheiro em forma de papel vai acabar ou não, eu não tenho dúvida disso, mas o mais interessante em tudo isso  é a transição na questão de idade, que pessoas mais velhas no país estão cada vez mais se adaptando essas tecnologias, mesmo não entendendo como funciona, isso é interessante como o mundo está mudando até as gerações mais antigas, no qual nasceram sem mesmo existir televisão.

O futuro está próximo e cada dia que passa aqui na China, eu consigo ver essa transformação, primeiro na questão de velocidade e transferência de informação.

 

Privacy Preference Center