O que a Índia exporta para o Brasil?

Neste post você vai saber mais sobre as relações de comércio Brasil-Índia e o que a Índia exporta para o Brasil.

Estrategicamente localizada no coração do sul da Ásia, a Índia é o sétimo maior país em superfície e o segundo maior em população mundial. O país é um importante participante do quadro econômico e político global, estando entre as maiores economias do mundo. 

 

A Economia da Índia

A Índia se tornou a maior economia emergente do mundo e se espera que ela se torne uma das três maiores economias mundiais dentro de 10 a 15 anos.

Em 2018 a economia indiana cresceu 7%. Atualmente os setores econômicos estão divididos em:

  • Serviços: 53.9%
  • Indústria: 29.1%
  • Agricultura: 17%

O setor de serviços é o mais dinâmico da economia indiana e o que emprega a maior parte da população. A produção de Softwares tem um importante papel nesse cenário, seguido pelo setor de Telecomunicações.

Exportações da Índia

Por muito tempo a economia da Índia foi fechada, mas vem se abrindo progressivamente para o comércio internacional, uma característica que só tende a aumentar nos próximos anos.

Atualmente a Índia é a 17 ° maior economia de exportação global. Os produtos mais exportados são: Óleos de petróleo (11,8%),  diamantes (8,4%), artigos de joalheria (4,3%), medicamentos (3,9%) e arroz (2,4%). Os maiores parceiros comerciais da Índia são: EUA, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong, China, Cingapura, Arábia Saudita e Suíça.

Comércio Índia-Brasil

As relações entre Brasil e Índia aumentaram nos últimos anos e a cooperação entre os dois países foi ampliada para áreas diversas como ciência e tecnologia, produtos farmacêuticos e espaço. O comércio Brasil-Índia tem ganhado cada vez mais impulso. Somente em 2011, o intercâmbio comercial entre os países foi de 9,8 bilhões. Nos últimos anos as relações comerciais cresceram a uma taxa aproximada de 19% e continuam a se expandir.

Favorece ainda mais o comércio o fato da Índia possuir acordos comerciais preferenciais com o Mercosul, além de tanto Brasil e Índia fazerem parte do bloco de cooperação política-econômica BRICS. 

O que a Índia exporta para o Brasil

Os principais produtos que a Índia exporta para o Brasil são:

  • Diesel
  • Subtipos de Carvão Mineral (Hulha, Lignito ou Turfa)
  • Fios de Poliéster
  • Polipropileno

 

Além disso, existe uma cooperação contínua entre Brasil e Índia no investimento e comércio de petróleo e gás, automóveis, tecnologia da informação, produtos farmacêuticos, bens de engenharia, biocombustíveis, agricultura e áreas afins. Em 2011 uma delegação do governo brasileiro visitou a Índia com a intenção de explorar a possibilidade de empreendimentos em empresas locais em setores como equipamentos agrícolas, produtos têxteis, petróleo, gás e produtos farmacêuticos. Diversas empresas indianas como Tata Consultancy Services, Ranbaxy e Laboratórios Dr. Reddy estabeleceram escritórios e têm operações no Brasil.

Comércio com a Índia: Parceria Vantajosa

Este artigo, além de citar as principais mercadorias que a Índia exporta para o Brasil, mostrou que a economia indiana é emergente e tende a crescer nos próximos anos. As relações comerciais com o Brasil são vastas e estão em expansão. Por isso acreditamos que a sua empresa pode ter uma parceria vantajosa com empresas indianas. Para que esta relação seja realmente segura e lucrativa oferecemos nossa Consultoria de Importações.

Nossos serviços vão desde o planejamento de novos negócios até a execução do projeto do cliente. Conte com a nossa experiente Consultoria para realizar seus negócios com Índia com segurança, além de ter dicas para realizar um projeto realmente vantajoso