O que comprar no vietnã

A República Socialista do Vietnã está localizada no sudeste asiático, na costa leste da península da Indochina. Ao norte faz fronteira com a China, a oeste com o Laos e ao sudeste com o Camboja. O país tem uma área total de 331.000 km² (aproximadamente do tamanho do estado do Maranhão) e possui aproximadamente 86,2 milhões de habitantes.

Desde que o país abriu a sua economia após a Guerra do Vietnã, há um crescimento de mais de 7% ao ano. Embora ainda seja muito dependente da sua agricultura, o país passa por um processo crescente de industrialização, modernização e urbanização. O Vietnã oferece uma variedade de produtos com preços bem competitivos que representam uma boa oportunidade para os importadores brasileiros, por isso elaboramos esse Guia de Compras no Vietnã com dicas de mercadorias que podem ser interessantes aos investidores.

Economia do Vietnã

Desde o início da abertura da economia do país, em 1986,o Vietnã consegue manter uma das taxas de crescimento mais elevadas da Ásia, com média acima de 7%, superada apenas pela chinesa. Neste período, o país passou de uma economia agrária, de subsistência, para uma economia em desenvolvimento, encontrando-se em processo de industrialização. O governo pretende colocar o país no grupo dos industrializados até 2020. Alguns dos fatores que explicam o sucesso desta economia em crescimento são: a localização privilegiada do Vietnã no sudeste asiático; mão de obra abundante e barata; incentivo do governo ao investimento estrangeiro e estabilidade política-econômica.

As exportações do Vietnã veem crescendo. Em 2017 o país foi a 21ª. maior economia de exportação do mundo, exportando o equivalente a 220 bilhões de dólares, terminando o ano com um saldo econômico positivo em sua balança comercial.

O país é conhecido até hoje pelas suas exportações agrícolas, encontrando-se entre os principais produtores mundiais de arroz e café, também se destacando pela exportação de borracha, castanha, pimenta e pescados.

Entretanto, o Vietnã já é um exportador de insumos industriais e outros produtos industrializados acabados. Vamos conhecer melhor alguns destes produtos.

Produtos Vietnamitas

Calçados

O Vietnã é um dos líderes asiáticos na produção e exportação de calçados, ao lado da Índia e da China. O país é capaz de produzir 800 milhões de pares ao ano. Um dos atrativos do Vietnã é o baixo custo de mão de obra que atraiu a gigante Nike, além de incentivar a indústria nacional. A maior parte da produção (80%) é de modelos esportivos. Atualmente o governo quer instituir mudanças e investir na produção de modelos com maior valor agregado.

Indústria Têxtil e de Confecções

A indústria do vestuário é uma das condutoras do crescimento da economia vietnamita. Em 2013, as exportações de roupas atingiram 20 bilhões de dólares. Mais de 40% dessas vendas foram destinadas aos EUA. O Vietnã ultrapassou Bangladesh como segundo maior fornecedor para os EUA, ficando atrás somente da China.

Grandes empresas têxteis vietnamitas como a Sai-Tex têm se modernizado, preocupando-se não apenas com preços competitivos e qualidade, mas também com importantes desafios modernos como a redução do impacto ambiental nas suas etapas de produção. Comprar roupas das indústrias nacionais vietnamitas tem se mostrado cada vez mais um setor lucrativo e em expansão, especialmente tratando-se dos modelos femininos e jeans.

Além das indústrias nacionais, o Vietnã produz roupas para várias marcas mundialmente famosas. Estas fábricas geralmente possuem um excedente de produção que podem ser encontrados nos mercados locais por um preço mais baixo e representam uma boa oportunidade para os importadores. Alguns exemplos destas marcas são: Armani Excharge, Diesel, Gucci, Prada, Dolce & Gabbana, Burberry e DKNY.

Além destes dois grandes destaques das exportações vietnamitas, o país possui comércio importante nos setores de:

Móveis, especialmente os destinados para escritórios;

Aparelhos Eletrônicos, os quais se destacam aparelhos emissores utilizados em rádios e televisão e aparelhos elétricos usados em telefones e celulares;

Artesanato, conquista admiradores de todo mundo pela sua originalidade e riqueza de detalhes. As peças em laca (uma espécie de resina) como tigelas, pratos e colheres atraem diversos compradores. Caixas, potes para decoração e cestas feitos de bambu, concha, madeira e resina também ganham destaque.

Neste artigo, vimos como o Vietnã oferece grandes oportunidades para importações de produtos com preços competitivos. Através da nossa Consultoria de Importação você tem todo o apoio para realizar suas compras com toda segurança, nos melhores fornecedores, garantindo ótimos preços e grande lucratividade. Conheça todos os nossos serviços e garanta ótimos negócios!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima