Uma das coisas que reclamo e não gosto da China é a poluição, você tem dias maravilhosos nessas cidades da China, principalmente em Xangai. Mas um dos grandes problemas é quando o céu fica cinza e você não consegue ver o prédio da frente. Muitas vezes as grandes redes de notícias acabam exagerando, mas a poluição aqui está presente por ter uma população muito grande e a indústria aqui é pesada. Todos os países que envolveram qualquer tipo de industrialização já passaram por isso, se você conversar com um alemão com mais idade, ele vai te falar que a Alemanha era igual durante a industrialização.

Por exemplo essa foto foi tirada dentro do taxi, normalmente você consegue ver o prédio da pérola que está lá no fundo, porém essa névoa branca não é a famosa neblina que temos quando vamos para a serra, e sim poluição do ar. Já morei em Pequim e Xangai, para Xangai são poucos dias do ano que temos esse efeito de poluição, porém Pequim são quase todos os dias e bem difícil você consegui ver o céu azul.

Como eu verifico o nível de poluição?

No iPhone se você procurar por um aplicativo que se chama weather ou tempo, na parte de baixo existe uma opção que chama qualidade do ar, como você pode ver na figura acima, hoje a qualidade do ar está em nível alto 158 e mostra que não é saudável. Esse nível pra mim não é um dos piores que eu já vi na China, quando a coisa fica feia mesmo, que você não consegue ver a árvore da frente é quando esse nível passa de 400, em Pequim é bem normal passar de 400.

Faz mal?
Dizem os especialistas que é um veneno pra saúde, mas já que estou aqui não tem o que fazer, nessas situações eu prefiro ficar em casa e não sair para fazer exercício.

Poluição existe e está presente na China, a opção agora é tentar ficar em casa e ficar exposto a isso.