Presidente da China: Primeira dama chinesa é mais famosa que o proprio presidente

Presidente da China: Primeira dama chinesa é mais famosa que o proprio presidente

O Presidente da República Popular da China é título formal que recebe o chefe de Estado da República Popular da China, sendo um cargo altamente cerimonial e com poderes limitados pela Constituição do país. Contudo, desde 1993, a presidência do país têm sido exercida conjuntivamente pelo Secretário-geral do Partido Comunista. No sistema político do país, o cargo é visto geralmente como um órgão de Estado – ao invés de um cargo administrativo – regulamentado pela Constituição chinesa. Teoricamente, o Presidente executa grande parte de seu papel sob consentimento do Congresso Nacional do Povo, a legislatura nacional, e não costuma tomar medidas executivas a seu próprio entendimento e vontade.

Desde 1993, excetuando alguns períodos de transição política, o líder político da China acumula os títulos de Presidente, líder do partido e comandante-em-chefe do país (através da Comissão Militar Central). O ocupante do cargo, então, desempenha diversos papéis de governo de acordo com o respectivo título.

O cargo foi estabelecido pela Constituição da República Popular da China de 1954 e sucessivamente ocupado por Mao Tsé-Tung e Liu Shaoqi. A carreira política deste último viria a decair com a Revolução Cultural, deixando o cargo vago. As reformas constitucionais de 1975 viriam a abolir a posição, que seria restaurada somente com as reformas políticas de 1982, mas com poderes limitados pela Assembleia Nacional Popular.

O atual Presidente é Xi Jinping, que assumiu o governo em 2013 devido à renúncia de Hu Jintao na liderança do Partido Comunista da China, em 2012. Jinping ocupa ainda os cargos de Secretário-geral do Partido Comunista e Chefe da Comissão Militar Central, o que de fato o torna o Líder Político do país.

Xi Jinping foi eleito o presidente da China, ele é um cara muito respeitado na China e em todo o mundo, antes de ele se tornar presidente do pais ele tinha como a sua esposa uma cantora muito famosa na China a primeira ministra da China que se chama Peng Liyuan.

Ela ficou muito famosa na China por suas musicas e composições e todos os chineses gostam e conhecem muito bem ela, pois ela é uma das cantoras mais renomadas do pais. Um fato interessante é que ela é mais famosa que o próprio marido, hoje considerada como a primeira dama da China Peng Liyuan fez muito sucesso na China como cantora de um programa de televisão por mais de 25 anos.

Um dos fatos que chamou muita atenção para esse topico é que desde a época do Mao Tse Tung não se via um presidente da China do lado de sua esposa, um dos motivos foi que a ultima esposa do mao foi conhecida como imperatriz vermelha e foi odiada pelo povo por seus atos de brutalidade durante a revolução cultural, então desde aquela época os lideres chineses acabaram permanecendo as suas esposas na sombra. Natural de Shangdong que fica no leste da China Peng entrou para o exercito chines aos 18 anos, como um uma simples soldado começou a fama graças ao seu talento vocal partir de espetáculos do exercito para elevar a moral das tropas.

Peng se apresentou em quase 50 países e recebeu muitos prêmios. Mas foi na festa do Ano Novo que virou estrela nacional. Hoje peng é vista desempenhando um papel de primeira dama ao estilo ocidental, diferente do modelo usual da China que consiste em acompanhar o marido as reuniões internacionais. Primeira-dama de vestido vermelho era o que faltava para dar uma cor nas reuniões chinesa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.