Qual é diferença entre Hong Kong e China?

 

Até hoje recebo contato de pessoas do Brasil inteiro que tem dificuldade de entender a diferença entre Hong Kong e China, já fiz alguns posts falando sobre esse tópico, mas é bem interessante estar repetindo, pois tenho certeza que pessoas do mundo inteiro querem deixar bem claro sobre esses dois países ou sistemas como dizem os chineses.

China é o país que para você vir visitar, você vai precisar aplicar vistos, já que brasileiros precisam de vistos para visitar a China, é na China onde a maioria das empresas se encontram, onde quase todos os produtos made in china são feitos, onde fica a capital que é Pequim e o centro econômico da China que é a cidade de Xangai.

Para quem quer comprar no atacado precisam conhecer a cidade de Yiwu que fica na China também. Tudo que acontece na famosa China é produzido na china continental ou seja na China mainland.

O que é Hong Kong 

É  basicamente uma ilha com mais de 18 milhões de pessoas morando lá, Hong Kong foi um pedaço de terra que a China cedeu para a Inglaterra durante 100 anos, como a inglaterra precisava de um lugar para guardar dinheiro e mexer a economia da ásia, eles acabam utilizando Hong Kong como base, então durante 100 anos essa terra que pertencia a China fez parte da inglaterra e foi nomeada como Hong Kong, o que acontece é que depois de 100 anos o pessoal da inglaterra teve que voltar as terras para a China e não tinha como enviar tudo que montou para a inglaterra, então o que ficou ficou e hoje Hong Kong pertence a China.

Porém para você visitar Hong Kong, você como brasileiro não precisa de visto e pode ir quando quiser, mas se você vier para a China, você vai ter que fazer todo o processo de imigração ou seja, sair da China e entrar em Hong Kong.

O que acontece bastante é que brasileiros acabam vindo para a China com um visto de uma entrada, quando eles vão para Hong Kong e voltam para a China são barrados, já que o visto no passaporte era somente de uma entrada. Então para não ter o mesmo problema, é bom tomar cuidado e quando visitar Hong Kong sempre ter um visto de múltiplas entradas no passaporte se o seu objetivo é voltar para a China, caso contrário você também vai ter problemas.

Qual o dinheiro ou moeda de Hong Kong e China

Em Hong Kong a moeda de circulação é o HK dólar já na China é o RMB ou moeda do povo, então se você for com RMB para Hong Kong, provavelmente você consegue trocar com facilidade, porém se você sair com HK Dólar e for até a China, você vai ter dificuldades de trocar é um pouco complicado, mas o que eu recomendo é sempre ficar com o RMB e pouco HK Dólar, já que o HK Dólar é só válido em Hong Kong.

Como chegar em Hong Kong

Para chegar em Hong Kong você pode pegar um voo para Hong Kong direto, saindo das grandes cidades da China, ou você pode pegar um voo até Shenzhen que fica mais próximo, chegando em Shenzhen que fica na China, você pode pegar um ônibus que te leva direto para Hong Kong, leva em média 2-4h depende do número de pessoas na imigração, eu recomendo voar direto para Hong Kong para evitar esse translado de Shenzhen e Hong Kong.Basicamente é isso, considere como se fosse dois países com dois sistemas diferente, que é um completamente diferente do outro.

Um último ponto para quem quer fazer negócios, Hong Kong não tem indústria, então se você escutar que está sendo produzido em Hong Kong, desconfie, pois nunca visitei nem uma fabrica até hoje em Hong Kong, normalmente eles tem empresas trade pela questão de impostos, ou seja eles compram da China (Mainland) e exportação de Hong Kong por questões de impostos. Mas isso é um tópico que eu gostaria de escrever somente sobre os impostos de exportação de Hong Kong.

Espero que tenha entendido um pouco sobre a diferença desses dois “países” se você tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo que vamos entrar em contato para ajudar você no que precisar.

[contact-form-7 404 "Not Found"]