Quanto custa um container da China?

Quanto custa um container da China?

Nada mais comum para aqueles que estão começando a entrar no ramo de importação, ter algumas dúvidas a respeito dos contêineres. As questões mais comuns são: quanto custa, como funciona, como é feita a divisão de espaço e por aí vai.

E é por essa razão que estamos apresentando esse novo artigo, para tirar todas as dúvidas a respeito de contêineres, falando em uma linguagem simples e direta de profissional para profissional.

Não é necessário comprar um contêiner para importar

A utilização de contêiner ajudou muito no transporte de cargas, antigamente essas cargas eram trazidas em suas próprias embalagens, ou seja, desprotegidas e soltas no porão do navio que transportava, com os contêineres as coisas mudaram e as mercadorias podem ser melhor protegidas e seguramente transportadas.

Vale destacar que o custo e o tempo era muito maior antes dos contêineres, antigamente o desembarque era realizado produto por produto, com os contêineres as coisas mudaram de figura, hoje em dia descarregam um contêiner inteiro com diversas encomendas de diversos clientes.

Os contêineres pertecem a quem?

Geralmente os contêineres pertecem a companhia marítima que presta o serviço de transporte e por ser um equipamento do navio, o importador não precisa compra-lo. E quanto aos custos dessa facilidade? Já está incluso no valor de seu frete, ou seja, não terá custo adicional.

Normalmente o calculo do frete é feito juntamente com um agente de cargas que inclui em seu cálculo informações importantes de sua carga, tais como: peso, embalagem, cubagem e o tipo de produto a ser transportado. Com essas informações o agente faz os devidos cálculos incluindo o valor do contêiner.

Valores de um contêiner

Quanto aos valores, eles variam muito devido às condições do mercado, por exemplo, um contêiner de 20 pés que pode transportar vinte e oito metros cúbicos, estava sendo avaliado no valor de dois e quatrocentos dólares da China para o Brasil.

Vale lembrar que esses preços caem o tempo inteiro, geralmente os valores mais baixos ou altos são definidos pelo próprio mercado, por exemplo, se tiver com espaço no contêiner os preços caem e vice-versa.

É necessário devolver o contêiner?

Sim, geralmente ao alugar um contêiner você realiza sua nacionalização e após descarregar no lugar de desembarque de suas mercadorias, manda o contêiner de volta para o mesmo lugar de retirada. Assim que sua carga chega ao país, você tem um prazo de trinta dias para retirar e devolver o contêiner, esse prazo é mais conhecido como “Free time”.

Esse é um detalhe muito importante a ser levado em consideração, se por ventura, não devolver o contêiner dentro do prazo especificado dentro do “free time” terá que pagar uma taxa diária até o momento que devolver o contêiner ao local de retirada. Esse valor é conhecido como “demurrage” e seu cálculo é feito sobre o valor do frete e de cada dia de atraso.

Quais os tipos de contêineres

E já que falamos a respeito dos valores dos contêineres, nada mais comum para um artigo completo, falar dos tipos de contêineres disponíveis no mercado: Flack Rack, Dry, Tanque, Plataforma, Graneleiro e o Refrigerado.

• Dry: para caixas normais de 20 pés, 40 pés e 40 pés high clube;
• Flack Rack: geralmente destinado para cargas que fogem as regras comuns ou equipamentos;
• Plataforma: utilizado para máquinas grandes;
• Tanque: para cargas líquidas;
• Graneleiro: transporte de grãos;
• Refrigerado: para cargas perecíveis.

Posso alugar meio contêiner?

O que alguns importadores não sabem é que não precisam alugar o navio inteiro para suas importações, contudo, vale lembrar que, mesmo que precise de um pequeno espaço, os valores são muito semelhantes e próximos.

Uma das grandes soluções para reduzir os custos é dividir um contêiner com um grupo de importadores, desta maneira o valor de transporte cai pelo fato de ser dividido com outros importadores. E isso é algo muito simples.

Você precisará de um agente de cargas, isso é um fato. Se quiser compartilhar um contêiner com outros importadores, nada melhor do que falar a respeito com seu agente sobre embarque consolidado, caso ele não saiba do que está falando, use as seguintes siglas “LCL” que seria o mesmo que, Less Container Load.

Desta maneira você não vai pagar o valor total do contêiner entretanto, precisará ver direitinho se a quantidade de produtos que está importando compensará para seus negócios. Por exemplo, se você tiver mercadorias que ocupam praticamente a metade de um contêoner, consolidar sua mercadoria não seria interessante, e sabe por que? Por que, pagar 50% de um contêiner e pagar inteiro a diferença é pouca.

Diversos produtos em um mesmo contêiner

É possível comprar de diversos fornecedores e juntar todos os produtos dentro de um único contêiner, para isso você precisará de uma trading chinesa que são empresas responsáveis na consolidação de produtos comprados de diversos fornecedores em um único contêiner.

Uma coisa importante para lembrar sempre é o fato de, quanto menor a quantidade de produtos, maior será o preço unitário de seus produtos e não podemos esquecer que, produtos importados com valores muito altos acabam encalhando em nossos estoques. É ruim para você e para alguns fornecedores que determinam um determinado número de produtos.
Seguro de suas mercadorias

Geralmente para quem está começando a importar um dos primeiros receios é: e se a carga cair no mar? E se uma tempestade virar o navio? Se as mercadorias se perderem no transporte? Acredite que esse receio não é apenas dos iniciantes no negócio mas aqueles que estão há bastante tempo trabalhando com isso.

É por isso que existem os seguros, tudo bem que parece um dinheiro gasto de bobeira, mas, acredite, não temos como saber quando algo terrível pode acontecer, por isso, nada melhor do que se resguardar dessas possibilidades e, caso contrate um seguro, se caso ocorrer algum, você será reembolsado.

E antes que você arranque os cabelos achando que terá mais um alto valor para incluir em suas vendas finais, acredite, o valor de seguro internacional é bem mais acessível que os nossos seguros nacionais, isso sem mencionar que é possível contratar alguns que garantam até mesmo o seu lucro em caso de algum acidente.

Bom, e por hoje é só, esperamos que tenham gostado desse novo artigo e, caso tenham alguma outra dúvida a respeito dos contêineres, é só mandar uma mensagem que terei o prazer de ajuda-lo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.