Quanto tempo leva uma importação da China?

Para os que desejam entrar no ramo da importação, está no início dessa fase de negócios, e realmente comum ter dúvidas à respeito do transporte de mercadorias da China e, principalmente, o tempo de demora para que a carga chegue ao território nacional.
Muitas pessoas querem entender qual é a maneira de transporte mais rápida e também a mais conveniente. Por isso, trazemos nesse artigo todas as informações que você precisa para conhecer a maneira mais ligeira e eficaz de importar da China.
Como todos sabem, a China é um país bem distante, então é provável que as mercadorias chinesas demorem um tempo considerável para chegarem até aqui, ainda mais sendo por via marítima.
Existem dois jeitos de fazer o transporte de produtos: pelo avião e pelo navio. Obviamente, a via aérea é a forma mais rápida de envio. No entanto, não é recomendada a todos os tipos de negócios, uma vez que o frente pode ser muito caro, além de contar com determinadas restrições no voo.
Os transportes de mercadorias internacionais podem parecer algo simples, mas são diversas etapas e pessoas engajadas e envolvidas no processo para fazer tudo funcionar perfeitamente.
Em suma, para que a importação das mercadorias da China chegue corretamente em território nacional é preciso que muitos indivíduos trabalhem duro para que nada corra o risco de dar errado.

Considerações a serem feitas quanto ao período de transporte de mercadorias vindas da China para o Brasil

Muitas pessoas que importam, quando pensam no tempo que leva a importação, não consideram todo o processo do antes e depois de embarcar as mercadorias; pensam somente no transit time (tempo que a mercadoria leva viajando).
O tempo varia de negócio para negócio, sendo determinada pela forma escolhida de transporte, a distância do fornecedor até os portos ou os aeroportos e o total do volume da carga. Deve-se considerar também que essa viagem, seja pelo navio ou pelo avião, não é direta nem simples.
Vamos então às etapas:

Antes do embarque das mercadorias

O tempo gasto antes do embarque dos produtos deve ser considerado desde o instante em que eles saem da fábrica, passando pelo instante em que são deixados no armazém ou depósito até quando saem da China através do porto ou do aeroporto.

Depois do embarque das mercadorias

A fase depois do embarque dos produtos deve ser considerada do instante em que a encomenda chega no território brasileiro, quando a documentação de liberação para retirada é preparada até o instante em que chega nas mãos de quem importou.
Em suma, quando pensamos no tempo total do transporte da importação, devemos considerar as seguintes coisas:
• Quanto se gasta em transito do fornecedor até o aeroporto ou o porto que vai fazer o transporte;
• Toda a movimentação e manuseio dos produtos, bem como a sua espera dentro do terminal;
• A viagem em si;
• O tempo de demora da descarga;
• O tempo de espera na preparação dos documentos até os produtos importados serem disponibilizados;
• E por último, mas não menos importante, o transporte final até o comprador.

Falando em termos de números

O tempo realmente varia conforme o transporte escolhido. Como dito anteriormente, o meio aéreo é mais rápido, mas em compensação, mais caro. De navio, a viagem dura aproximadamente 45 dias. Já de avião, esse período diminui para 7 dias. A escolha vai depender do seu tipo de negócio e pressa.
Se formos analisar todo o processo de transporte desde a fábrica até as mãos do importador, os produtos demoram cerca de 4 meses para estarem no destino final. Dentro desses 4 meses estão todas as etapas que citamos acima, incluindo a que o importador procura o fornecedor, entra em contato e fecha o negócio.

Resumo

• Procura, contato e análise de custos junto ao fornecedor: 30 dias.
• Envio do dinheiro para a fabricação dos produtos e entrega no aeroporto/porto: 30 dias.
• Se enviado via transporte marítimo: 45 dias.
• Se enviado via transporte aéreo: 10 dias.
• Nacionalização das mercadorias e envio dentro do território nacional: 15 dias (isso contando que esteja tudo certo com a documentação e legalização).

Dicas importantes

Priorize a importação antes do ano novo chinês, ou seja, faça o pedido junto ao fornecedor antes do final do mês de novembro. Por que?
Em geral, as fábricas demoram aproximadamente 30 dias para fabricar as mercadorias. Em seguida, demora mais uma a duas semanas, em média, para consolidar e acondicionar as cargas nos containers.
Sendo assim, provavelmente se o pedido for feito antes do final de novembro, será enviada sem problemas, já que na segunda semana de fevereiro a China praticamente para por conta do ano novo chinês.

 

Privacy Preference Center