Urso Panda Urso panda na China

Tudo Sobre o Urso Panda: Habitat, Alimentação e Curiosidades

Urso Panda

O animal tão comumente associado à doçura e fofura no Brasil, são animais mamíferos que são lembrados por sua inconfundível pelagem branca com manchas negras nos olhos, membros superiores e inferiores, orelhas e ombros.

Urso Panda Urso panda comendo bambu
Classificação
O curioso é que esses animais estão classificados a muitos anos na Ordem dos Carnívoros, porém, não possuem o hábito de se alimentarem de carne. A alimentação desses animais se resume a preferencialmente no consumo de bambu e seus brotos. O nome cientifico do panda comum é Ailuropoda melanoleuca. Esses animais encantadores vivem em florestas de bambu. A anos atrás os pandas viviam em quase todo o leste e sul da China. Com o avanço das áreas urbanas, seu habitat natural está sendo destruído.

Características
O padrão da pelagem que os faz tão característicos, também os auxilia no processo de camuflagem. A pelagem branca faz com que os pandas se escondam na neve e as partes negras são para que possam se esconder nas sombras. O padrão de manchas no rosto, seriam para demonstrar um sinal de agressividade para possíveis predadores. Mesmo com um tamanho considerável no meio dos animais selvagens, às vezes chegando a até 1,20 m de altura, eles ainda podem ser presas fáceis de animais mais rápidos, como os leopardos. Além de imponentes, os pandas podem ter entre 75 kg a 160 kg.

Alimentação
Como dito anteriormente, embora os pandas estejam cientificamente colocados na classe dos animais carnívoros, eles ao longo dos anos desenvolveram uma dieta baseada no consumo de bambu. Cada animal necessita me média de 40 kg de bambu por dia.

Urso Panda Urso panda subindo em rocha
Reprodução
Os pandas são animais solitários e o período reprodutivo da espécie é muito curto, ou seja, macho e fêmea se tornam interessados na cópula apenas na primavera. O mais curioso é que uma estação dura em média três meses, porém, as fêmeas de urso panda ficam férteis por apenas três dias. Se não houver a cópula nesses dias, perde-se a oportunidade. A gestação do urso panda dura de 95 a 160 dias, considerada razoavelmente longa para o reino animal. Geralmente, nasce apenas um filhote, que terá um peso médio de 200 gramas. Os filhotes vão permanecer sob os cuidados da fêmea em geral por 9 meses. O ciclo de vida dos pandas, também inclui um período de adaptação dos filhotes, o que leva mais ou menos até 18 meses. Os filhotes só abandonam suas mães quando elas fica grávidas novamente.

Urso Panda Urso panda sentado em rocha comendo
Ursos Pandas estão ameaçados de extinção
Esses belíssimos animais que tem um desenvolvimento e reprodução considerado lentos, estão sofrendo mais um revés que ameaça a existência da espécie. Ou seja, com a destruição do seu habitat natural, a espécie foi incluída na lista da IUCN (Internacional Union for Conservation Nature) ou União Internacional pela Conservação da Natureza.
Mas a lista do organismo internacional apenas coloca os pandas como vulneráveis, pois há uma tendência de aumento das populações de urso panda na China. A mudança de status dos animaizinhos se deve aos inúmeros esforços de recuperação do habitat desses. Em 2006, o primeiro panda nascido em cativeiro, foi levado à floresta para repovoar a região, mas morreu por conta de conflitos por sobrevivência no meio ambiente.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima