A China iniciou um programa para emitir placas verdes para veículos elétricos, com a ideia em promover a consciência ecológica no país, diferente das placas de matricula azuis tradicionais, essas novas placas verdes tem um digito adicionado e muito mais fáceis de ter acesso. Os veículos elétricos, carros híbridos e veículos de células de combustíveis, os proprietários podem se candidatar as autoridades para adquiri as novas placas verdes. Essas placas se tornam fáceis ao reconhecer veículos elétricos.

Um dos grandes problemas da China é a poluição, cada dia está mais difícil comprar placas para registri de carros na China, o acesso às placas normais além de muito caro, você precisa entrar em uma lista de espera, que pode demorar anos, até você poder dirigir pelas cidades da China. Uma das tendencias atuais, nas grandes cidades, são as placas de carro verde, tornando uma tendência nacional, o governo chinês está incentivando os proprietarios dos carros a adaptar a esses novos veiculos e começarem a utilizar carros elétricos. Para você comprar uma placa normal hoje na China, você precisa entrar em uma loteria, onde você tem a chance de ganhar a placa ou você fica para a próxima rodada. Existe também a possibilidade de comprar a placa, porém o valor chega a ser duas vezes o valor de um carro popular.  Para aqueles que querem comprar um carro hoje, e não ter que esperar na loteria, o carro com a placa verde é uma opção. O processo em média para conseguir uma placa verde é de 6 semanas, já a placa azul que é a placa para veículos normais, o processo não existe um limite de tempo já que mais de 250mil pessoas tentam conseguir e menos de 5% conseguem a placa. Um dos motivos para esse controle é que a quantidade de carros nas cidades são muitas, causando uma poluição enorme.

Os consumidores chineses estão otimistas com os carros elétricos, já que é uma nova tendência e a chance de conseguir a placa é muito maior. Hoje em dia nas grandes cidades, as infraestruturas já estão prontas para abastecer os carros elétricos, então encontrar um posto de abastecimento não é uma tarefa muito difícil nos dias atuais. A quantidade de vendas de carros elétricos esse ano na China chegam a 400mil veículos, um aumento de 50% comparado com o ano de 2016.

 

Privacy Preference Center