Importação da China para pequenas empresas

Muitos empreendedores desejam iniciar novos negócios internacionais e rentáveis. A importação da China para pequenas empresas é um ponto que levanta diversas dúvidas.


Como a maioria dos indivíduos não tem uma experiência relevante é importante se atentar para algumas considerações simples, como:
• Encontrar um bom fornecedor chinês;
• Como comprar produtos com preço baixo;
• Se é algo realmente confiável;
• Entre outras coisas.
A verdade é que importar pequenas quantidades de mercadorias diretamente da China nunca é algo tão fácil quanto parece. Entretanto, também não é impossível de fazer.
É fato que alguns problemas surgirão, como taxas de remessa maiores que o valor do produto ou o pedido menor do que o MOQ do fornecedor. Em determinadas circunstâncias, talvez seja preciso uma orientação um pouco mais aprofundada.
Caso você precise de uma explanação acerca do assunto, continue lendo o artigo. Descubra todas as informações necessárias para fazer uma importação da China para pequenas empresas com segurança.
Importação da China para pequenas empresas e seus pormenores
Os tipos de produtos mais adequados
Os importadores de pequeno porte precisam saber exatamente o que importar e como vender. Os iniciantes nesse tipo de negócio provavelmente nem têm ideia com quais produtos começar.
O envio é sempre um grande problema para quem importa pouca coisa. Dependendo do volume de remessa é necessário escolher frete aéreo ou expresso. Isso pode custar até 10 vezes mais que o frete marítimo.
Os produtos com tamanho grande ou embalagem grande, como caneca e ursinho de pelúcia, não são adequados para a importação da China para pequenas empresas. Por que? Porque a taxa de frete expresso e aéreo é cobrada pelo peso da dimensão (comprimento * altura * largura).
Produtos de alto valor e tamanho pequeno são a melhor escolha. Acessórios de moda, por exemplo, podem ser ideais. Esqueça as mercadorias de uso diário, pois possuem bastante concorrência. Nesse caso, correm o risco de não serem rentáveis.
Como encontrar fornecedores chineses para pequenos empreendimentos
A importação da China para pequenas empresas é basicamente feita pela em sua totalidade pela Internet. Mesmo os clientes que compram quantidades maiores raramente vão ao país asiático comprar em feiras.


Nesse caso, alguns sites podem ser interessantes, como:
• Alibaba – Essa é uma boa escolha, mas a quantidade não pode ser consideravelmente pequena. Isso porque alguns fornecedores têm uma quantidade mínima para pedidos;
• Dhgate e Aliexpress – Se o MOQ (Minimum Order Quantity) ou lote mínimo for difícil de alcançar no Alibaba, essas são boas opções. Como esses sites possuem pessoas que vendem para varejistas, será mais fácil encontrar os chineses que poderão vender seus produtos com segurança e preço justo.
Os tipos de envio
A forma de envio é realmente um grande problema para os importadores de pequenas quantidades. Às vezes, poucas mercadorias não são viáveis porque o expresso é a única maneira de enviar, e é muito caro.
O expresso internacional é adequado para cargas abaixo de 300 kg, enquanto o frete aéreo é adequado para mais de 300 kg. Mas o frete aéreo precisa dos mesmos processos de importação e exportação que o frete marítimo. Você também precisa pegar sua carga no aeroporto.
Evitando fraudes
Muitas empresas iniciantes têm medo de serem enganadas ao comprar produtos na Internet da China. Mas, a verdade, é que raramente isso acontece se todas as precauções forem tomadas.
Não importa o site em que você esteja comprando, nenhum dos fornecedores pode receber seu dinheiro sem enviar os produtos. Devido a esse tipo de plataforma online, todos os exportadores chineses são obrigados a oferecer seus cartões de identificação ou informações de registro da empresa no início.
A pior situação que pode ocorrer é que os produtos enviados correm o risco de chegarem com pouca qualidade ou em menor quantidade. O que se deve fazer é ter cuidado e não se concentrar apenas no preço mais baixo.


Importar da China para pequenas empresas é algo viável e que pode ser feito pelos empreendedores iniciantes. Entretanto, caso queiram obter sucesso, devem colocar a precaução em primeiro lugar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima